TIKTOK: como aproveitar essa rede para os negócios
09/12/2019 14:53
Com
vídeos curtos e bem-humorados, o TikTok já ultrapassou a marca de 1 bilhão de
downloads e virou febre em importantes mercados como Estados Unidos, China,
Austrália e Índia. A plataforma permite que o usuário grave vídeos curtos, de
15 a 60 segundos, edite, inclua filtros, adicione músicas, faça dublagem, tudo
de maneira fácil e interativa, aliás, essa é a ideia, vídeos feitos com o
celular, por amadores, nada de grandes produções.
Assim
como no Instagram e Facebook, é uma nova rede social, já que permite
compartilhar os vídeos para os seguidores, e eles podem curtir, comentar e
compartilhar o post, com um diferencial: os seguidores podem salvar seu áudio
para dublar. Alguns famosos viralizaram por conta disso, como Ivete Sangalo e
padre Fábio de Melo.
Grandes
empresas, como Multishow, Tastemade Brasil, Apple Music e Nike, já aderiram à
novidade, por isso nós também estamos de olho para não perder as oportunidades
que ela oferece, já que pode ser uma grande ferramenta de aproximação do
público.
Neste
artigo, separamos algumas dicas para você, que também tem um negócio e quer
ampliar sua atuação nas redes sociais. Mas, calma! Antes de criar a conta da
sua empresa no TikTok faça algumas análises.
A primeira delas é analisar seu público, grande parte dos usuários do TikTok estão na faixa dos 16 aos 24 anos. Uma plataforma com esse público tão específico pode ser boa oportunidade para empresas que focam nessa faixa etária e aumentar a taxa de atração e conversão. No entanto, se sua empresa busca outro público ou segue uma linha mais formal, essa plataforma pode não trazer os resultados esperados.
Os
brasileiros ainda estão descobrindo essa rede social, para as empresas isso
significa que a concorrência ainda não é tão acirrada como no Instagram e
Facebook, assim as taxas de alcance dos posts gratuitos continuam altas. Estar
nesse ambiente, hoje, pode significar sair na frente dos concorrentes.
Seja
consistente, afinal não basta estar nas redes sociais, é preciso se relacionar com seus seguidores. Crie conteúdo interessante, autêntico, esqueça as fórmulas de
conteúdo das outras redes, aproveite a autenticidade do TikTok e deixe a imaginação
fluir. Mas, antes de sair postando, pesquise a rede, procure os influenciadores
mais populares, experimente as ferramentas e as novas formas de criar. Você
pode encorajar os seguidores para responder enquetes, lançar desafios usando hashtags
e viralizar vídeos. O segredo é planejar uma boa estratégia de marketing de
digital.
Katia
Sacchetto
Jornalista
e sócia da UP! Comunicação