A boa comunicação

04/07/2018 10:06


Sabemos que para ter uma vida saudável é necessário alimentar-se bem. Para termos boas relações, se fazer entender, conquistar e fidelizar clientes é necessário comunicar-se bem.

Muitas instituições acreditam que se comunicam de forma correta e se fazem entender tanto para seus clientes quanto para seus colaboradores. Mas será que a comunicação de sua empresa é realmente eficiente?

Dias atrás estive em loja de fast food em um famoso shopping da cidade e ao chegar no caixa para fazer meu pedido me deparei com uma placa anunciando uma promoção, que não estava clara. Questionei o atendente que não soube responder e perguntou ao seu colega ao lado, que também não soube responder e perguntou ao terceiro funcionário que chamou a gerente para explicar. A gerente por sua vez explicou, mas não de maneira convincente. O mesmo questionamento aconteceu com o próximo cliente. Enquanto estive ali, pelo menos quatro pessoas fizeram a mesma pergunta e não obtiveram a resposta clara.

Então fica a pergunta: a comunicação correta é importante?

Não basta colocar um cartaz em sua empresa e achar que todos irão entender. No caso específico da loja de fast food seria muito mais eficaz investir em treinamento contínuo dos funcionários e comunicar de forma clara e eficiente, certo?

Quando somos atendidos de forma diferenciada e percebemos que os funcionários conhecem a empresa e sabem responder a qualquer questionamento (e se não sabem, no mínimo, direcionam para quem sabe), ficamos“encantados”, não é mesmo? Atender bem é obrigação, o “encantamento” é que faz a diferença e fideliza a clientela.

Lembro de algumas aulas da pós-graduação em que o professor dizia que “encantar” é tão simples, mas quase nenhuma empresa faz! E olha que ouvi isso há 15 anos e hoje, percebo que quase nada mudou e a frase continua atual.

Comunicar-se bem e da forma correta, com a linguagem adequada ao seu público-alvo não é apenas encher o mural da empresa de comunicados ou mandar memorandos informando sobre as ações. Comunicar-se bem e de forma eficiente vai muito além. É necessário usar a linguagem correta ea forma certa de aplicá-la.

Você acha que sua empresa se comunica bem? Faça o teste! Ligue para lá e faça alguns questionamentos. Você pode se surpreender!


Andréa Barbieri

Jornalista e sócia da UP! Comunicação



UP

Rua Fiorindo Cazotti,332 Santa Genebra - Campinas/SP
(19) 98114-2488 | 99831-3129