Por que investir em comunicação em tempos de crise?

23/04/2020 15:08


Nunca se falou tanto em crise como no período de Covid-19, o medo e as incertezas sobre quem vai “quebrar” e quem vai sobreviver afligem boa parte da população mundial, mas há uma parcela da classe empresarial acreditando que sairá desse momento bem mais fortalecido. Essa confiança não vem apenas de um espírito otimista do empresário, para essas marcas, atacar é a melhor resposta.

Nessa estratégia de sobrevivência, invariavelmente, a comunicação é a grande arma. Veja como as grandes marcas reagem em tempos de crise, elas continuam com suas campanhas de marketing, fortalecem a comunicação com o público e reforçam o seu time.

Analise o mercado onde todos recuam com receio do futuro incerto, perceba que a maioria das empresas volta sua atenção para a economia do mercado e do próprio negócio e se esquecem do bem mais importante, o cliente. É nesse “gap” momentâneo que está a sua oportunidade de se fortalecer. Ter uma boa estratégia de comunicação é imprescindível para conquistar um mercado desamparado, atrair a atenção do cliente que foi deixado de lado por aquele concorrente que ficou paralisado pelo medo, e ainda se conectar com ele de maneira profunda, para que ele ainda esteja lá quando a crise passar, porque toda crise passa.

Identifique os estímulos e as resistências do seu público, mostre a ele o propósito da sua marca, ouça o que ele busca, isso significa estar próximo e se importar com o que o cliente pensa, ações como essas são muito mais relevantes nos momentos difíceis. Uma equipe de comunicação irá encontrar não apenas a maneira correta de transmitir a mensagem, mas também traçar ações a médio e longo prazo.

Acredite, realizar esse trabalho agora significa ser lembrado quando a tempestade passar.


Katia Sacchetto

Jornalista e sócia da UP! Comunicação



UP

Rua Fiorindo Cazotti,332 Santa Genebra - Campinas/SP
(19) 98114-2488 | 99831-3129