
Não basta estar nas redes sociais
04/07/2018 10:16
COMO USAR AS REDES SOCIAIS PARA DIVULGAR SUA EMPRESA
Hoje em dia, quem se arrisca ficar de fora das redes sociais,abre mão de muitasoportunidades. Uma delas é poder falar do seu produto para um público que está realmente interessado, um cliente em potencial, é a propaganda em larga escala e em alta velocidade.
Se sua empresa já se rendeu a esse cenário, o desafio agora é como fazer. Conseguir um bom relacionamento com os stakeholders nas redes sociais requer tempo, bom gosto e bom senso. É o ambiente ideal para casar as áreas de exatase humanas.
Se seu objetivo éalcançar resultados com o marketing digital é necessário planejar. Assim como qualquer ação empreendedora, traçar estratégias é o caminho mais provável para o sucesso. Não existe uma fórmula exata, mas seguir alguns passos abaixo já facilita a jornada.
1 – Analise o cenário em que a marca está inserida, não economize esforço com o benchmarkingdo mercado, ele será muito útil durante todo o processo.
2 – Trace o perfil dosstakeholders, defina a persona,compilando informações como: idade, sexo, hábitos, dispositivo usado com maior frequência, canais mais utilizados na web, o que o leva até seu produto, quais são as preferências, qual período e quantas horas do dia de navegação e muitos outros dadosque julgar necessário.
3 – Baseado nessas informações escolha as plataformas que sua empresa deve estar inserida. Lembre-se: você não precisa estar em todas, apenas onde seu público está. Cada plataforma tem sua característica e ela precisa fazer sentido para sua marca. Não inicie uma conta se não tiver tempo para alimentar e monitorar, isso pode prejudicar a imagem da empresa.
3 – Defina o propósito da sua marca, ou seja, o que sua empresa quer proporcionar ao cliente com o seu produto ou serviço, que deve estar relacionado com a missão da empresa. A definição de propósito ajuda no direcionamento das ações.
4 – Estabeleça uma programação para as publicações. Separe ações contínuas e campanhas especiais e defina um cronograma de execução para tudo.
5 – Elabore o conteúdo desde a linha editorial até a linguagem a ser usada, bem como as principais fontes de referência. É nessa etapa que você vai definir a “voz” da sua marca, mais descontraída, mais técnica, mais formal, etc. Separe adjetivos – dois ou três – para mensurar a aceitação. Utilize as formas diferentes para “sentir” como o público recebe aquele tipo de “voz”.
6 – Além da “voz”, a imagem é um ponto muito importante. 70% da atração vêm de uma boa imagem. Mas além de ser bonita, ela deve transmitir a mensagem da sua marca eestar em consonância com o texto.
Uma das falhas mais frequentes cometidas pelas empresas é não ter uma continuidade na web e monitoramento. Mais do que falar, as marcas precisam ouvir e interagir. Aliás, encorajar o diálogo é uma grande vantagem para criar empatia.
Portando, converse com seu público, comente, apoie os elogios e não ignore as críticas. Torne as interações leves, deixe a formalidade das palavras de lado sem deixar de ser sério e profissional.Monitore seus canais de comunicação, colete dados, analise e aperfeiçoe. Acredite, até os mais experientes“social medias”precisam ajustar suas campanhas ao longo do processo.
Depois de tudo alinhado, não deixe de identificar métricas e estabelecer o ROI (Return on Investment) da atuação nas redes sociais, é dessa forma que você saberá o retorno das ações e se está no caminho certo.
Katia Sacchetto
Jornalista e sócia da UP! Comunicação
POSTS RELACIONADOS
